16 Super Dicas para Aprender Francês

dicas para aprender francês

Dicas para aprender francês : você quer a opinião de uma pessoa que nasceu na França?dicas para aprender francês

Ou então saber como aprender francês sozinho ?
Por fim, você quer aprender a falar francês mas tem tido muita dificuldade? Nenhum método vem dando certo até agora?

 

Primeiro, eu vou te contar um pouco da minha história, pois é provável que você se sinta estimulado a partir dela e não deixe a peteca cair. Bora lá!

 

Lisboa, Portugal, verão de 2015. Eu chego num país novo para viver e tudo ao meu redor já é falado ou escrito em português, desde o avião. Desembarco em Lisboa, fecho os olhos, respiro bem fundo e decido usar toda a minha coragem para começar a falar aquele pouco português que tinha estudado – pela primeira vez na minha vida, eu falaria português “em público” para perguntas simples, como saber o caminho pelo qual devo seguir para chegar no lugar onde queria ou para pedir algo para comer nos restaurantes ou nas famosas padarias portuguesas.

 

Tenho que admitir que, até 7 meses antes, eu não conhecia palavra nenhuma do idioma de vocês. Mas com todas as amizades que acabei fazendo logo no começo, eu me dei o desafio de aprender português o mais rápido possível. Como? Saca só:
  • Estudando alguns minutos por dia, nem tantos assim
  • Optei por não fazer qualquer tipo de aula, nem particular e nem com outras pessoas
  • Lembrando que eu nunca tinha vivdo em Portugal ou no Brasil (ou num país com português como língua oficial)
Depois de 7 meses, eu ainda não podia falar fluentemente, com total desenvoltura e segurança,  mas atingi um nível suficiente para poder conversar de maneira simples (aqui o link dos meus vídeos a partir dos quais você poderá chegar o meu nível atual).
Então vamos lá, galera: eu vou compartilhar com vocês os métodos que utilizei para aprender e que deram certo. Talvez nem precisasse dizer, mas em pleno século 21 aprender novos idiomas deixou de ser um diferencial para, em muitos casos, ser uma real necessidade diante desse mundo globalizado. Só que aprender uma nova língua, o francês incluído, nem sempre é fácil. É provável que eu possa te ajudar com isso HOJE. Dá uma olhada nessas dicas:

 

1 – Aprender a falar francês : imersão no idioma

Imersão em um idioma significa ler e falar o máximo possível. Se você não mora num país de língua francesa, a primeira dica é aprender francêsmudar os seus menus no Facebook e no celular: sai o português, entra o francês. Sem medo, vai fundo! Você também pode entrar em contato com uma pessoa que já fala francês e que tenha interesse em te ajudar a aprender. Tem aplicativos pra isso, como HelloTalk , onde é fácil interessados em ajudar outras no processo de aprendizagem de.

Quanto mais você convida um outro idioma a entrar na sua vida, mais o seu cérebro vai entendendo que isso é útil e importante para você. Por isso, não deixe de aproveitar cada oportunidade para ser “exposto” ao francês. Outra dica simples e prática: coloque uma etiqueta em cada objeto da sua casa com a palavra em francês relacionada ao significado dele, leia livros de crianças em francês, assista vídeos com legendas em francês (a menos que seja um vídeo em francês) e vá para frente do espelho conversar sobre a vida com um amigo francês imaginário.

 

2 – Dicas para Aprender Francês : sair da zona de conforto

aprender francês sozinhoO melhor jeito para se obrigar a aprender e praticar um novo idioma é sair da zona de conforto. Na prática, o que isso significa? Que você deve mudar seus hábitos e não ter medo de se inserir num novo ambiente. Se você estiver na França, as pessoas que te rodeiam vão ser franceses e você não vai ter outra opção além de escutar e falar francês.

Mais concretamente, você vai falar com um estrangeiro no idioma dele, tirar dúvidas em francês, comprar coisas básicas no mercado.

No geral, sair da zona de conforto não é agradável no começo, requer força, mas é o melhor jeito para evitar a rotina e descobrir coisas melhores que trazem mais felicidade a longo prazo.

 

 3 – Como falar francês ? Começar com o essencial

No começo, não serve de nada querer aprender tudo. É inútil querer conhecer todas as regras, sem exceções, ou todos os verbos irregulares. É preciso concentrar-se no principal: os cumprimentos básicos do dia a dia (bonjour, merci, au revoir…) e os verbos básicos do francês. Também tem que conhecer o alfabeto que vai te ajudar em muitas situações. A boa notícia é que o alfabeto francês é muito parecido com o alfabeto português. Então você será capaz de ler e pronunciar as palavras.

Um conselho: ao invés de só ler mentalmente as palavras, leia em voz alta. Isso vai ajudar o seu cérebro a lembrar de tudo.

Faça um teste: vá para frente do espelho, como se estivesse na presença de outra pessoa, e faça a leitura em voz alta. Assim, sozinho, não há do que ter vergonha, não é mesmo? Tente!

 

4 – Aprender a falar francês ao fazer amizadesfazer amizades

Imergir no idioma para aprender a falar francês é a primeira etapa do processo, mas nada pode substituir as relações sociais e o contato humano. Interagir em francês é a chave do negócio, é o que vai fazer com que você tenha reações espontâneas, intuitivas, e não vai te dar tempo de pensar em cada frase em português, para então traduzir ao francês e dizê-la. Por isso, se já estiver num país língua francesa, a sua vantagem enorme. Caso contrário, tente achar franceses nas proximidades dos locais que você frequenta.

No Facebook, por exemplo, não é difícil encontrar grupos para estudantes que fazem intercâmbio no mundo inteiro. Tente entrar e deixar uma mensagem para explicar a sua situação e sua tua vontade de aprender a falar francês. Tenho certeza que muitos estudantes que moram longe de casa vão adorar conhecer você para que ambos possam se apoiar mutuamente na aprendizagem dos idiomas.

 

5 – Dicas para aprender francês: ir para fora do paísir pra o estrangeiro

Essa dica é complementar com a número 6#. Se a sua situação profissional e familiar te permite, por que não sair do seu país por pelo menos 6 meses? Além de conhecer uma nova cultura, isso vai facilitar bastante  a sua aprendizagem do francês. Entre os países francófonos, há opções como França, Suíça, Bélgica, Canadá (Quebec) e muitos outros. Ter nativos à sua volta no dia-a-dia é uma das melhores dicas para aprender francês, o que vai te fazer aprender pouco a pouco sem querer! O simples fato de sair de casa vai te familiarizar cada vez mais com a língua francesa. Outra coisa é que, vivendo num país francófono, você vai aprender as expressões e o francês falado na rua, no dia a dia, que não está sempre explicado nos livros. Isso é uma etapa considerável para saber conversar como um nativo a longo prazo e entender como falar francês.

 

Quer saber como aprender francês sozinho ? Confira o artigo aqui !

 

6 – Dicas para aprender francês: repetir (até virar um lifestyle)

Como aprender francês? A menos que seja um gênio, você vai ter que reler e repetir cada palavra e frase várias vezes para o seu cérebro lembrar de tudo. Oviajar melhor método que eu conheço é estudar pouco tempo, mas todos os dias. Na minha opinião, 30 minutos são suficientes para fazer grandes progressos em alguns meses. Ainda mais no começo, você vai ter que ler muitas vezes uma palavra ou uma expressão para conhecê-la. A chave para aprender a falar francês é a regularidade.

Já vi muitas pessoas que estudam um idioma há muito tempo mas ainda falam pouco. A realidade é que eles estudam pouco (um vez por semana) ou já estudaram bastante mas perderam a motivação.

O que eu faço para aprender um novo idioma é ter 30 minutos depois do café da manhã para nunca esquecer essa sessão de estudo. Eu nem tenho que pensar: esse momento virou prioridade na minha agenda e é impossível esquecê-lo ou trocá-lo por outra atividade. Esse rigor vai te permitir fazer muitos progressos sem estudar muito tempo cada dia e vai te manter motivado. Aprender como falar francês, é sobretudo, um investimento pessoal!

A regularidade faz a diferença entre as pessoas que tem sucesso na aprendizagem do francês e os que nunca conseguem chegar um bom nível. Por isso, o tempo de estudo todos os dias tem que virar um hábito na sua vida, mesmo se você estiver cansado, triste ou apaixonado. Portanto, não se esqueça e não há desculpas: aqueles 30 minutinhos diários têm que virar lei, ok?

 

7 – Dicas para aprender francês : seja realista (e paciente)

Aprender um idioma necessita tempo,  é normal. Com a regularidade, você vai perceber os progressos enormes e isso é o principal. Todo aprender francêsmundo precisa de muito tempo para aprender um idioma, mas quando o resultado chegar, você vai ver seus esforços recompensados e vai ficar orgulhoso por poder conversar com todos pessoas nascidas em países de língua francesa. É gratificante!

Por isso, planeje objetivos realistas para perder a motivação. Ninguém pode falar fluentemente um idioma estrangeiro em um mês, então não se desespere e não desanime. Todos passamos por dificuldades ao longo do processo. Você não está sozinho!

Em um mês, tenha o objetivo de saber conjugar os verbos principais no presente e o vocabulário básico (cumprimentos, pedidos em restaurantes e poder viajar):

Em três meses, tenha o objetivo de poder ter uma conversa básica e poder assistir um filme francês sem legenda.

Em seis meses, tenha o objetivo de poder se integrar no seio de um grupo de franceses e poder conversar, sem problemas.

Tudo demora na vida, mas planejar é a chave para conseguir progressos. Essas são valiosas dicas para aprender francês. E outros idiomas também.

 

8 – Dicas para aprender francês : aprender vocabulário

A coisa mais importante a saber para chegar num novo país é conhecer o vocabulário básico. Com isso, você vai poder entender a maioria dos assuntos de uma conversa ou de um texto. Se concentre nas palavras mais básicas. Nesse artigo, fiz uma seleção das palavras pelas quais pode começar a sua aprendizagem.

Outro conselho: concentre-se nas palavras que vão ser úteis para você. Se for uma viagem de negócios, tem que aprender o vocabulário apropriado. Se vai viver em Paris para trabalhar num restaurante, tem que aprender as palavras de vocabulário deste ambiente específico. Não precisa aprender o vocabulário do mundo das finanças para atender clientes num café ou num restaurante, entender?

Finalmente, aprenda o vocabulário que tem relação com a sua história e experiências. E assim que você vai poder falar da sua personalidade com os falantes nativos, conhecer novas pessoas e fazer muitas amizades.

Aprenda a contar em francês. Isso é muito útil no dia a dia especialmente para pagar as contas. Comece com os primeiros números de 1 a 10, e cada dia aprenda alguns outros, sem esquecer de reler os que já conhece. Comece com os números cardinais e depois pode aprender os primeiros números ordinais. Nos primeiros dias, não coloque todo o seu foco na gramática. Comece com o vocabulário e quando já tiver um nível intermediário, comece a estudar a gramática francesa. Saber o que priorizar é fundamental.

O problema dos cursos nas escolas é que eles põem a ênfase na gramática a maior parte do tempo. Mas no nosso caso, temos que nos concentrar no francês falado, aquele do dia a dia que vai nos possibilitar conversar com outras pessoas em situações reais do cotidiano. A prioridade é tentar falar e poder entender as situações básicas no dia a dia, como no restaurante ou numa parada de ônibus. Ume vez na França, a gramática vai seguir de forma rápida.

 

9 -Escutar para aprender francês

Lá vai mais um dica importante sobre como falar francês: antes de falar, um bebê ouve e escuta. É assim que ele faz a aprendizagem de um idioma, você já parou para perceber? Para um adulto que quer aprender umdicas para aprender frances novo idioma, é exatamente a mesma coisa! Começar a escutar vai te ensinar as entonações, os sons, o jeito de falar e se exprimir. A melhor coisa para se familiarizar com um idioma é escutar. Quanto mais você ouve, mais acostumado você vai estar com esse idioma. Então, com a língua francesa, você pode usar todos os jeitos para escutar francês.

Se não tiver um falante nativo a sua disposição, você pode escutar :

Podcasts 

A rádio : MFM Radio, Chante France, RFI Musique.

As notícias em francês : Franceinfo, LCI France.

 

10 – Dicas para aprender francês: trabalhar a pronúncia

Para se fazer entender, a pronúncia é um tema fundamental. Não é útil conhecer centenas de palavras sem saber como pronunciar. Por conta disso, cada vez que você aprende uma nova palavra, tem que ouvir a pronúncia. A melhor técnica é perguntar a um falante nativo, com certeza. E ainda melhor se o parceiro não for uma pessoa tímida que não tem medo de corrigir você se for necessário. Agora, se não tiver uma pessoa francófona ao seu lado, pode usar os dicionários online e aplicativos, que agora sempre dão a possibilidade de ouvir a pronúncia de cada palavra pesquisada.

Uma outra sugestão é utilizar o gravador do seu celular para gravar algo que você esteja falando. Grave e, em seguida, compare as palavras faladas por você com a pronúncia dos dicionários online e dos aplicativos, por exemplo.

 

escrever11 – Dicas para aprender francês : escrever

Ler ou olhar é uma coisa, mas escrever ajuda bastante o seu cérebro. Guarde o caderno perto de você para reler essas palavras cada vez que for necessário. Comece com 10 palavras por dia e, em alguns meses, você ficará impressionado com os seus progressos. Além desse processo que ajuda o seu cérebro cada vez que vai ter uma dúvida, é só abrir o seu bloco de notas para dar uma olhada, tirar a sua dúvida e dar mais um passo adiante no seu processo de aprender a falar francês.

 

12 – Aprenda online com aplicativos: deixe a tecnologia te ajudar

Ações simples como colocar menu do seu celular em francês vai te ajudar muito a aprender novas palavras.aplicativos

Hoje em dia, há vários aplicativos que te ajudam a aprender de uma maneira lúdica. O mais famoso é Duolingo, disponível em Android e iOS. Essa ferramenta famosa nos quatro cantos do mundo faz tudo para te ajudar no processo de aprendizagem, especialmente para aprender e assimilar a gramática. Vai poder ler, escutar e escrever para cada palavra básica. O lado engraçado vem do sistema de pontos, que recompensa os melhores alunos! Eu também aconselho o Anki para memorizar vocabulário com as suas “fichas inteligentes”. Essas fichas são muito bacanas porque elas te fazem repetir, especialmente as palavras com que você tem dificuldades. Isso é a chave para aprender e memorizar. Então vamos lá: você está sempre com o seu celular a postos, não está? Então baixe estes ou outros aplicativos que podem ser utilizados também em momentos específicos, como na fila do banco, sentado no ônibus a caminho do trabalho, no aeroporto à espera do seu voo…

 

13 – Como falar francês? Pense em termos de oportunidades e novas experiências

A minha motivação para estudar um novo idioma é pensar sempre nas experiências que falar esse idioma pode me proporcionar. É verdade que falar francês vai te abrir muitas portas: fazer amizades, assistir espetáculos em Paris, participar de festivais no Sul da França, aprender novas técnicas de cozinha. Em outras palavras, tem que pensar nas coisas interessantes que gostaria de fazê-las virar uma oportunidade de aprender francês e manter a motivação. Quase todos os professores que eu tive até agora me deram esse conselho. Essa dica me leva a abordar o conselho seguinte: se divertir !

Portanto, é simples: pense em coisas que você gosta. Algo, por exemplo, que você costuma procurar no Youtube. Você curte música? Por que não fazer uma pesquisa e descobrir bandas francesas? Você gosta de futebol? Uma dica: entre no perfil do principal time francês, o Paris Saint-Germain (PSG), e veja como são as coisas por lá. Há outros times também, como Monaco, Lyon e muitos outros.

 

14 – Divertir-se na aprendizagem do francês

Uma coisa também importante para manter a motivação é achar um jeito divertido de aprender. Ficar todos os dias com um livrose divertir pode ser muito chato e pode causar a perda da motivação. Por isso, você tem vários recursos :

  • escutar músicas em francês Clique aqui para conhecer os cantores franceses mais famosos!
  • assistir filmes ou séries em francês (com legenda se for necessário). Clique aqui para conhecer os 5 filmes muito bacanas que eu sugiro para aprender francês.
  • assistir vídeos no Youtube sobre as tuas paixões. Por exemplo, se você gostar do futebol, pode assistir a entrevistas de jogadores franceses famosos.
  • Ler revistas em francês. Se gostar de esporte, te aconselho lequipe.fr onde tem muitos artigos sobre todos os esportes e as novidades todos os dias. Isso é uma maneira interessante de aprender francês escrito e te acostumar com as regras de gramática e a ordem das palavras sem passar todo o seu tempo com um livro de estudo.
  • usa tudo que pode ser em francês, em relação aos seus interesses. Gosta de cozinhar e quer aprender a fazer bolos vegetarianos? Na próxima vez que experimentar essa nova receita, buque as instruções de preparação em francês!

 

15 – Dicas para aprender francês : não se preocupe em cometer

Uma das maiores barreiras para conversar num novo idioma é o medo de cometer erros. Mas os falantes nativos são como os seus países: cada tentativa para comunicar no idioma deles é uma prova clara que você é um gênio . Eles vão apreciar o seu esforço e até vão ajudar você. Está nervoso para começar a conversa em francês ? Teste as suas capacidades e habilidades com uma criança. É um ótimo jeito para falar com uma pessoa que não julgue. Uma outra possibilidade é conversar com uma pessoa estrangeira que tenha o mesmo objetivo que você: aprender francês. Por exemplo, se você morar na França, tente achar os estudantes em intercâmbio na França que tenham o mesmo objetivo. Assim, você não vai ter vergonha. Quanto mais você fala, mais vai ter a impressão de poder te exprimir como um falante nativo. Essas são boas dicas para aprender francês.

Não tenha vergonha, falar um outro idioma é difícil para todo mundo mas é assim que começa a aprendizagem. Os tímidos vão ter dificuldades nessa etapa mas é melhor jeito para perceber a evolução. Não tem importância se você cometer erros, o essencial é se comunicar em francês. Vai perceber rapidamente os progressos, tanto em gramática e vocabulário como com o seu sotaque.

 

16 – Aprender a falar francês com um dicionário

Essa última dica eu gosto muito e é a partir dela que eu consigo aprender cada vez mais, com poucos esforços. Com a internet e os aplicativos que temos hoje em dia, ter um dicionário como Reverso no seu celular é uma necessidade! É muito prático e rápido. Assim, cada vez que você tiver uma dúvida sobre uma palavra, a resposta vai ser direta. Assim, nem precisa estudar num escritório, é só consultar o dicionário na fila de espera do supermercado ou no metrô para tirar as suas dúvidas. Eu adoro essa técnica e consigo aprender cada dia várias novas palavras sem fazer esforços. É um método extremamente válido no seu processo de aprender a falar francês.

Outro lado positivo deste método é que os dicionários online, por exemplo, costumam deixar disponível o histórico das suas consultas. Dessa forma, sempre que você procurar o significado de uma palavra nova, vale a pena checar as que você buscou anteriormente para reforçar o seu conhecimento. Repetição é a alma do negócio!

 

Conclusão das dicas para aprender francês

Síntese das dicas para aprender francês :

  1. Imergir no idioma (colocar o seu celular em francês, começar a achar contatos em francês)
  2. Sair da zona de conforto (sair da rotina e se aproximar de pessoas que falar francês para te obrigar a praticar)
  3. Começar com o essencial (conjugações e palavras básicas)
  4. Fazer amizades com pessoas nascidas em países de língua francesa (a relação humana é o melhor jeito para falar)
  5. Ir para fora do país (na França, não tem outra escolha a não ser falar francês)
  6. Repetir (o cérebro precisa repetir para memorizar, ainda mais para a aprendizagem de um idioma)
  7. Ser realista (planejar e ser paciente, os progressos vêm com o tempo)
  8. Aprender vocabulário (entender as conversas básicas passa pela aprendizagem das palavras básicas de vocabulário)
  9. Escutar (os ouvidos são a primeira ferramenta para se acostumar a um novo idioma)
  10. Trabalhar a pronúncia (chave para se fazer entender num país francófono)
  11. Escrever (o jeito mais eficiente para trabalhar de maneira metódica)
  12. Usar a tecnologia (hoje em dia, a Internet facilita a sua aprendizagem com aplicativos)
  13. Pensar em termos de objetivos (tem que ver as possibilidades a longo prazo que um novo idioma como francês te dá, é a chave para manter a motivação)
  14. Se divertir (aprender um idioma é um gesto social, tem muitas maneiras de se divertir durante a aprendizagem)
  15. Os erros fazem parte dos progressos (não tenha vergonha de cometer erros falando, os progressos vão vir assim)
  16. Sempre ter um dicionário (use um aplicativo para poder tirar qualquer dúvida em qualquer momento)

Se o francês não for o seu idioma, não há problema nenhum. O importante é ter um bom método. A língua de Voltaire não é só uma língua bonita, mas também um idioma útil a conhecer. Essas dicas para aprender francês vão te ajudar. Saber como falar francês pode ser difícil, mas pôr esses conselhos em prática te guiam para saber conversar de forma bem rápida !

E aí, quais são as suas dicas para aprender francês ou qualquer novo idioma?

 

Aprender Francês Online

Clique Aqui para ver todos os recursos e artigos do blog Francês com Quentin

Palavras chave : dicas para aprender francês

Aprender a falar francês

como falar francês

 

 

Comentários

comments

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*