5 Filmes Para Aprender Francês (e o Método para aprender)

intocáveis
Filmes para aprender francês : E o jeito certo para fazer progressos?

 

Qual é o método exato para melhorar o meu nível de francês?

 

Quais são os filmes que tenho que escolher?

 

Antes de começar, eu te agradeço por sua presencia no meu site. Eu adoro ajudar as pessoas com a minha língua materna: francês 🙂

Mas como eu escrevo em português, eu peço desculpa se tem alguns erros de português no meu artigo. Eu dou o meu melhor para facilitar a sua leitura e sobre tudo a sua aprendizagem do francês ! 🙂

 

Parece que muitos estudantes pensam que assistir a filmes franceses é o melhor jeito para melhorar seu francês. Na verdade, é um bom jeito, que vira ainda melhor se você tem o nível de francês apropriado. Você tem que estar pronto para trabalhar com o filme, não assistí-lo sem concentração com a legenda em português.

 

Quero dizer, assistir a um filme francês com a legenda portuguesa e relaxar não vai ser ruim para o seu francês. Pelo contrário, vai desenrolar, mas pode ser um erro de pensar que vai melhorar de maneira significativa o seu nível, com esse método dos filmes só.

 

Mas tem um jeito de estudar e fazer progressos com filmes franceses. E bastante trabalho, demora mas vai aprender muito. Para saber escolher os filmes franceses, confira o meu vídeo sobre os melhores filmes para aprender francês !
Usando os filmes para aprender francês, aqui tem o que deveria fazer :

 

Filmes para aprender francês – Escolher o filme francês certo

 

A – Qualidade do som e tipo de vocabulário filmes aprender francês

Muitas pessoas pensam que elas não vão entender o filme porque não conhecem o vocabulário. Então, é verdade se ainda não fala nada de francês ou escolheu um filmes com muitas expressões que não são comuns.

Porém a minha experiência é que na maioria das vezes, o problema não é o vocabulário. Estudantes não percebem bem porque não conseguem ouvir bem. Ou os atores também murmuram ou não pronunciam bem, por exemplo no filme muito famoso sobre os subúrbios de Paris: “La Haine”. Esse filme é muito bacana mas o idioma falado é um francês bem específico que vem dos subúrbios com muitos palavrões que geralmente não são ensinados nas aulas oficiais. Até os alunos com um nível avançado têm muitas dificuldades para entender os diálogos desse tipo de filme (eu sei, é frustrante..).

Ou eles falam todos juntos, ou tem um fundo muito barulhento, ou é um filme velho com uma má qualidade de som.

Por conta disso, temos que tomar em consideração qual filme a gente vai escolher e selecionar um filme com diálogos básicos, com atores cujos acentos e pronúncia são fáceis para entender. No começo, esqueça os outros !

 

B – O filme não deve ser necessariamente francês

Essa dica vai parecer estranha, mas enquanto a versão for em francês, é o mais importante para a sua aprendizagem. Claro que pessoalmente, como parisiense, prefiro aconselhar filmes franceses 🙂 Porém cada filme com uma versão em francês é acessível a todos os tipos de praticantes.

Até posso aconselhar um filme que você já conhece e já viu. Assim, vai conseguir a entender melhor os diálogos em francês. Por isso, não é uma má ideia.

 

C – Data e gênero do Filme

Tem que ter cuidado : é melhor treinar com os filmes que correspondem ao tipo de vocabulário que você quer aprender.

Poderia adorar Les 400 Coups (Truffaut 1959), mas tem que saber que as expressões usadas pertencem a um francês dos anos 1960 e o idioma tem crescido bastante desde 1959.

Na mesma ideia, para mencionar de novo “La Haine” que tem lugar nos subúrbios de Paris, o vocabulário é bem específico e não vai te ensinar as palavras com que você vai comunicar no cotidiano.

 

 

D – Legenda portuguesa e francesa (ainda melhor!)

Escolha filmes com trilha sonora francesa, com legenda em português e se for possível legenda em francês. Tudo em francês, incluindo a legenda, é o melhor jeito para aprender francês.

Contudo, não esteja frustrado durante o filme : muitas vezes a legenda não corresponde ao diálogo.

Acontece, mas é uma porcentagem pequena do diálogo.

 

Clique aqui para receber o guia gratuito "Os 5 Melhores Dicas e Motivos para aprender Francês"

Filmes para aprender francês – O meu método para estudar

A- Vai precisar do Controle Remoto 🙂

  1. Põe o filme, sem legenda (se tiver a versão com legenda só, use um saco plástico e coloque o na parte inferior de televisão : vai ficar e esconder a legenda).
  2. Escute uma frase ou duas, e tente escrever o diálogo.
  3. Se conseguir, está ótimo! Continue com as duas frases seguintes.
  4. Se não conseguir, rebobina e repita pelo menos 4 vezes.
  5. Se ainda não consegue escrever, escreva o que ouve, foneticamente.
  6. Em seguida, verifique a legenda francesa ou a portuguesa se for a única que tenha, e descubra o que eles dizem (Se tiver a legenda em português só, é provável que consegua fazê-lo para cada palavra, mas com a ajuda de um dicionário, deveria ser capaz de traduzir a maior parte do diálogo).

B- Como aprender francês? Analise porque não entendeu

– Você não conhecia o vocabulário francês

  1. Porém conseguiu ouvir e perceber o som certo?
  2. Se conseguiu, já é uma primeira vitória.
  3. Pode adivinhar o que significa durante a cena?
  4. Se não puder, vai verificar a legenda em português (ou use um dicionário).
  5. Repita a frase em voz alta e tente imitar o ator.
  6. Escreva as novas palavras de vocabulário num caderno, em duas colunas: Francês num lado (sempre com o artigo se for um nome), português no outro, e começa a criar as suas “French Flashcards”. Uma Flashcard é uma folha com ume informação num lado, e uma outra no outro lado. Assim, pode testar os teus conhecimentos.
  7. Mais tarde, faça um teste: olha a palavra portuguesa and veja se consegue achar a palavra francesa.

– Não podia entender o ator.

  1. Nessa caso, escute a frase com atenção e repita em voz alta, tentando imitar o ator.
  2. Descubra o jeito com quem você falou, e compare com o jeito de falar do ator ou da atriz.
  3. Se for uma frase ou palavra comum, escreva num caderno e tente escrever a forma como o ator pronunciou.
  4. Mais tarde, teste o teu nível e veja se consegue ler a palavra ou a combinação das palavras de forma correta.

 

Quer saber como aprender francês sozinho ? Confira o artigo aqui !

Filmes para aprender francês – A minha lista de 5 filmes franceses muito bacanas

1 – Intouchables (Intocáveis)filmes para aprender francês

Um milionário tetraplégico contrata um homem dos subúrbios de Paris para ser o seu assistente e ter ajuda no cotidiano. Ele parece estar sem motivação no começo, logo que ele chegou, desde o momento da entrevista. Contudo, essa relação profissional vai crescer bastante a essa diferencia dos hábitos dos dois homens vai construir uma amizade que mudará toda a vida dos dois homens.

Esse filme faz parte dos filmes franceses mais famosos e recebeu muitos prêmios.

 

2 – Kirikou et la Sorcière (Kiriku e a Feiticeira)kirikou

Esse filme retrata uma lenda africana. Uma criança bem pequena já consegue falar e correr muito rápido. Essa criança vai conseguir ajudar a sua aldeia de uma feiticeira que traz muitos problemas á aldeia. As pessoas subestima a criança Kiriku no começo mas quando ele consegue os seus atos graças a sua atitude heróica, ele vira um herói e um exemplo para a aldeia inteira, dos mais jovens aos menos jovens, incluindo a sua mãe que reconhece a importância do recém-nascido.Esse filme foi realizado para tudo mundo e todos os tipos de públicos, mesmo que a grande parte do público sejam crianças.

 

3 – La Marche de l’Empereur (A Marcha dos Pingüins)como aprender francês

Esse filme documentário trata dos pinguins da Antártica. Esses enfrentam um habitat hostil de todo o planeta em jornada de milhares de quilômetros. Esse processo é a marcha dos pinguins-imperadores para buscar o par perfeito. O macho tem que chocar o ovo e a fêmea tem que buscar alimento.

Esse filme mostra uma dimensão pouco conhecida do mundo e dá muitas explicações sobre os problemas dos pingüins hoje em dia.

 

4 – L’Auberge Espagnole (O Albergue Espanhol)

Xavier, um jovem francês, tem que para Barcelona para estudar e por conta disso tem que deixar a namorada dele. Ele vai sair da sua zona de conforto e vai viver em um albergue na cidade espanhola com outros estudantes. Todos estão na mesma situação, fora das suas famílias. Mas ele vai descobrir que fora da sua zona de conforto e da sua família, ele vai ter uma nova vida, com novas experiências e vendo tudo sob uma nova perspectiva. Ele vai fazer nova amizades e conhecer uma nova cultura.

Eu aconselho esse filme para cada pessoa que tenha vontade de ter ume experiência fora de seus país nativo, por exemplo para estudar (Erasmus).

 

5 – Les Choristes (A Voz do Coração)

O filme se passa em um internato para garotos problemáticos e órfãos. Clément Mathieu é um novo professor e chega com a intenção de melhorar a situação das crianças. Ele vai descobrir que colaborar com as crianças não é coisa fácil e que os métodos atuais, especialmente as do diretor são extremamente rígidas, até mesmo injustas. Mas segundo aos seus valores, Mathieu estava resolvido a não trabalhar do mesmo jeito e fazer crescer os garotos com dignidade.

Clique aqui para ter o meu Guia de Conversação "Como Dizer Tudo em Francês".

Filmes para Aprender Francês – Conclusão

Muito estudantes meus usaram esse método, e conseguiram fazer muitos progressos. É muito trabalho, mas os resultados são enormes!

Se sentir que os filmes são difíceis demais, comece com gravações de áudio e tente entender: comece com contos famosos engraçados, que sejam um jeito mais acessível para testar e melhorar as suas competências de escuta em francês.

Até eu ainda tenho dificuldades com os filmes portugueses e brasileiros. Agora consigo assistir legenda, mas claro que acontece que tem diálogos ou palavras que não entendo. Nesse caso, tento parar e ativar a legenda para verificar e escrever as novas palavras que o diálogo pode me ensinar.

Você vai ver que nunca está sozinho para aprender francês. Tem os seus professores e os recursos online como te proponho com Francês com Quentin. Além disso, tem todos os recursos como a música e os filmes para aprender francês. Até os atores desejam o seu sucesso e os seus progressos ! 🙂

E essencial pegar a ferramenta certa para fazer progressos e conseguir cada vez mais entender melhor francês. Há muitos filmes bacanas que vai aproveitar pela história e pela qualidade de realização, com legenda ativada – e que não sejam os melhores para melhores as habilidades de língua.

Tem trabalho e tem lazer. Tem que ter os dois na sua vida.

Agora que você sabe como estudar com filmes franceses, consulte os meus melhores filmes franceses para aprender francês, nesse vídeo.

Vai achar lições, dicas e imagens exclusivas no Facebook e no Canal Youtube do Francês com Quentin – então inscreva-te ! 🙂

Contudo, há um jeito de trabalhar com filmes franceses : é muito trabalho, tem que ter paciência porque demora, mas você vai aprender muito. Para escolher os melhores filmes para aprender francês, também pode assistir o meu vídeo.

 

Aprender Francês Online

Clique Aqui para ver todos os recursos e artigos do blog Francês com Quentin

 

Palavras chave : Filmes para aprender francês

Como aprender francês

Filmes franceses

Comentários

comments

Faça o primeiro comentário a "5 Filmes Para Aprender Francês (e o Método para aprender)"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*