As línguas de raízes latinas, incluindo o português e o francês, têm palavras que nos remetem a tempos mais antigos do que imaginamos, com origens que as tornam verdadeiros patrimônios históricos, permitindo-nos caminhar através do idioma para descobrir culturas daquele mundo de outrora.
Com as palavras que nomeiam os dias da semana não é diferente. Elas revelam o quão forte foi a influência do Império Romano – que tinha o latim como língua oficial – nas regiões em que governou na Europa.
Os dias da semana em francês : a anedota histórica
No português, os dias úteis tem terminações com “feira” e, embora seja erroneamente comum esse pensamento, sua origem não tem relação com os mercados, e sim com a Igreja. A palavra vem de “feria” que significa “dia livre” – por isso temos “férias”, ou “dias livres” – e remete à Semana Santa, na qual, cada dia da semana era consagrada ao repouso na Idade Média.
A numeração foi proposta por São Martinho de Dume, porém, apenas a língua portuguesa abraçou esses termos para designar, não apenas os dias da Semana Santa, mas também todos os outros.
Já os dias da semana em francês têm origens no panteão romano, que, por sua vez, tinha relação com a astronomia. Interessante, não é? Então vamos conhecer abaixo les jours de la semaines.
Os dias da semana em francês : os 7 dias
DIMANCHE (Domingo)
Exemplo : J’adore sortir le dimanche. = Eu adoro sair aos domingos.
Anedota histórica : Independentemente do idioma, esse é um dos dias mais queridos por todos. “Dimanche”, assim como no português, tem origem na palavra latina “diēs Dominicus”, ou “Dia do Senhor”, e evidencia a tradição católica de se reservar esse dia para missas e descanso.
É o único dos dias da semana em francês que foge à tradição romana, já que os antigos consagravam esse dia ao Sol. Coincidentemente, esperamos um domingo ensolarado como uma oportunidade perfeita para aproveitarmos nossa folga.
LUNDI (Segunda-Feira)
Exemplo : Le lundi est mon jour préféré. = A segunda é o meu dia preferido.
Anedota histórica : Diferentemente do seu antecessor, a segunda-feira é o menos esperado por ser o recomeço da rotina de trabalho. Na língua francesa, é o primeiro com nome dedicado aos deuses romanos, sendo “Lundi” referente à Lua. Sua etimologia vem de “Lūnae diēs”, no qual, obtivemos a forma atual. Existiam muitas interpretações sobre a deusa Luna, mas uma das mais importantes é que ela era vista como um complemento feminino e divino do Sol. Sendo assim, foi colocada como sucessora do Domingo.
Ver também : 16 expressões francesas para falar como um francês
MARDI (Terça-Feira)
Exemplo : Mardi dernier, j’ai parlé avec ton frère. = Terça passada, eu falei com o teu irmão.
Anedota histórica : Proveniente de “Martis diēs“, ou “dia de Marte” é o dia em que os antigos romanos dedicavam ao seu deus da guerra e guardião da agricultura, duas qualidades valorosas no alvorecer e na ascensão de Roma. Os franceses herdaram a etimologia mesmo após à queda do império, pois, durante os séculos posteriores, a Igreja continuou a adotar o latim em sua liturgia.
MERCREDI (Quarta-Feira)
Exemplo : Je reste à la maison tous les mercredis. = Eu fico em casa todas as quartas.
Anedota histórica : A quarta-feira é o meio da semana – o dia em que respiramos cada vez mais aliviados visando o fim de semana. Talvez esse sentimento de espera seja antiguíssimo, já que Mercredi vem de “Mercuriī diēs”, ou “dia de Mercúrio”. Qual a relação disso? Vou te explicar: Mercúrio é o deus romano dos caminhos, da comunicação, do comércio e também o mensageiro dos deuses.
O significado-chave é entender que Mercúrio rege as coisas que estão “no meio”, “entre” ou que “são caminhos”. Portanto, lembre-se do significado de Mercredi e se sinta mais tranquilo durante esse dia. O final de semana virá.
JEUDI (Quinta-Feira)
Exemplo : Aujourd’hui, on est jeudi. = Hoje é quinta.
Anedota histórica : Entre os dias da semana em francês, “Jeudi” carrega um significado importante: era o dia dedicado ao deus Júpiter (“Jovis diēs“, ou “dia de Júpiter), o rei dos deuses. No francês temos, assim como no português, a palavra “jovial” que designa alguém alegre, contente e que expressa felicidade, e é originária de “Jove”, outro nome para Júpiter.
Portanto, “Une personne joviale“, com certeza, é uma pessoa que sabe que amanhã será sexta-feira.
VENDREDI (Sexta-Feira)
Exemplo : Je vois mes amis le vendredi. = Eu vejo os meus amigos às sextas.
Anedota histórica : “Dieu merci!”, diriam alguns franceses nesse dia. É o último dia útil da semana e era dedicado na Roma Antiga à deusa Vênus, a divindade do amor, da beleza e da prosperidade.
Os francófonos herdaram a designação a partir de “Veneris diēs“, ou “dia de Vênus”. Realmente, um dia para ser venerado.
SAMEDI (Sábado)
Exemplo : Ils jouent au football tous les samedis. = Eles jogam futebol todos os sábados.
Anedota histórica : Assim como acontece em “dimanche”, o francês também possui uma origem em comum com o português para designar o “sábado”. No entanto, “samedi” é originário de “Sabbatī diēs”, do latim formal, e “sábado” vem de “Sabbatum”, do latim vulgar.
Ambas significam “dia do Sabbath”, ou também “dia de Saturno”, divindade romana da agricultura, abundância, do tempo e da renovação. Sendo também um momento para descanso e regeneração, é de se imaginar sua referência após todos os outros dias.
Os dias da semana em francês : as regras
Algo importante como lembrete: na França é mais comum ouvir “week-end” (termo emprestado do inglês) para denominar o “final de semana” ao invés de “fin de semaine”.
Também tem que fazer a diferença entre “na sexta” e “às sextas”.
Importante : “na sexta” se traduz com “vendredi“. “às sextas” se traduz com “le vendredi“.
Como você pôde perceber: os dias da semana em francês são referentes aos planetas conhecidos na Antiguidade, quando o termo “planeta” designava os corpos celestes não fixos no céu, ou seja, “errantes”. Além dos cinco planetas visíveis a olho nu, a Lua e o Sol também eram chamados de “planetas” e, com isso, divinizados e venerados.
Os dias da semana em francês : alguma pergunta ?
Você já conhecia os dias da semana e essa origem histórica dos dias da semana? O que achou da história do seu dia preferido?
Deixe um comentário