Tempos verbais em francês : Como funcionam ?
Depois de aprendermos o vocabulário básico de uma língua estrangeira, normalmente ficamos mais empolgados para nos comunicar usando o novo idioma. Quando damos esse passo a mais, porém, logo percebemos um novo desafio: a conjugação dos verbos.
Ao falar um pouco mais de nós, podemos mencionar assuntos como: planos para o próximo final de semana, onde concluímos nossos estudos, para onde fomos nas últimas férias, e assim por diante.
Mas frases como essas precisam de ajustes relacionados ao tempo, para que o interlocutor entenda mais claramente quando a ação ocorre.
A estrutura dos tempos verbais em francês tem uma riqueza de variação semelhante à da língua portuguesa, o que pode parecer muita informação à princípio, mas nem todas as formas verbais são comumente usadas em conversas do cotidiano.
Tempos verbais em francês : por onde começar ?
Inicialmente, é importante entender que o verbo não sofrerá a influência apenas de alteração ligada ao tempo, mas também ao modo. Os modos verbais estão relacionados à circunstância da informação transmitida (se expressa um fato, uma possibilidade, uma ordem, uma condição…).
A flexão modal envolve mais variações que a temporal, porém, hoje vamos dar atenção aos três tempos verbais em francês com os principais modos de cada um.
Para facilitar a conjugação, também é interessante observar que os verbos franceses são divididos em 3 grupos, e essa separação é feita de acordo com a terminação que possuem na forma infinitiva.
O 1º grupo contém os verbos que acabam em -er (exceto aller). A maior parte dos verbos faz parte desse grupo, e tradicionalmente são regulares quanto às regras de flexão. Terminações no présent de l’indicatif: –e, –es, –e, –ons, –ez e –ent.
O 2º grupo recebe muitos dos verbos que terminam em -ir, e também são considerados regulares. Terminações no présent de l’indicatif: -is, -is, -it, -issons, -issez, -issent.
Já no 3º grupo ficam os verbos classificados como irregulares (aqui entra o aller). Os verbos être e avoir não pertencem a nenhum grupo.
Essa divisão em grupos é uma grande ajuda para acertar a conjugação, principalmente considerando os dois primeiros grupos.
Com ela, não é necessário ficar memorizando a flexão de cada verbo, mas podemos usar os padrões de alguns verbos que já conhecemos como referência para aplicar aos novos.
Como usar essas informações na prática para trabalhar os tempos verbais em francês? Agora vamos ver alguns exemplos.
Presente
– Présent de l’indicatif (o indicativo é o modo que exprime fatos, certezas): Nesse caso, geralmente são usadas frases simples para expressar ações que estão acontecendo no momento da fala. Por exemplo: Elle mange des fraises. Tradução: ela come morangos/ ela está comendo morangos.
Clique aqui para saber como conjugar os verbos no presente
– Présent du subjonctif (o subjuntivo é o modo que exprime possibilidades, dúvidas, desejos): Aqui, embora o tempo do verbo seja escrito no presente, pode tanto expressar ideias presentes como futuras. Exemplo: J’espère qu’elle mange des fraises. Tradução: Eu espero que ela coma morangos.
Pretérito
– Passé composé (l’indicatif): Diz respeito a ações do passado que já foram concluídas. É composto por um verbo auxiliar no présent de l’indicatif – avoir ou être – e um verbo principal conjugado no participe passé. Exemplo: Elle a mangé les fraises. Tradução: Ela comeu os morangos.
– Imparfait (l’indicatif): Indica ações passadas que não tiveram começo e final marcados; geralmente não são ações pontuais. Aplicação: Elle mangeait des fraises quand elle était petite. Tradução: Ela comia morangos quando era pequena.
– Plus-que-parfait (l’indicatif): Indica uma ação passada que aconteceu antes de outra ação também no passado. É composto por um verbo auxiliar no imparfait – avoir ou être – e seguido do participe passé do verbo principal. Aqui temos por exemplo: Elle avait mangé les fraises quand sa soeur est arrivée. Tradução: Ela havia comido os morangos quando sua irmã chegou.
Futuro
– Futur simple (l’indicatif): Usado para indicar ações futuras, mas sem certeza de que irão ser realizadas. Como em: Elle mangera des fraises pour le petit-déjeuner. Tradução: Ela comerá morangos no café da manhã.
– Futur proche (l’indicatif): Expressa uma ação que acontecerá muito em breve, portanto, há maior certeza de que ela ocorrerá. É composto pelo verbo aller no présent de l’indicatif seguido do verbo principal no infinitif. Por exemplo: Elle va manger les fraises tout de suite. Tradução: Ela vai comer os morangos imediatamente.
Tempos verbais em francês : a síntese
Não é difícil como parece, não é mesmo? Essas são algumas das principais conjugações dos tempos verbais em francês, que são bastante usadas nas conversas mais simples do cotidiano.
Ainda existem outras, que também são importantes, porém menos utilizadas, como o passé simple, que é uma linguagem comum da literatura, ou os tempos do modo conditionnel, que condicionam a ocorrência de uma ação, caso outra ocorra também.
Se você praticar as formas mencionadas acima, no entanto, já terá uma base muito boa para se comunicar sobre diversos assuntos pessoais e gerais.
Não esqueça, também, de que aproximadamente 90% dos verbos em francês pertencem ao primeiro grupo. Isso significa que uma vez que você assimilar a conjugação de um tempo verbal para um verbo desse grupo, normalmente poderá repetir o mesmo formato para outro verbo do mesmo grupo.
Você entendeu tudo ? Quero saber a sua opinião !
E agora, está pronto para praticar os tempos verbais em francês e começar a conversar como um nativo? C’est parti!
Se tiver alguma pergunta, deixe um comentário. Eu te responderei ! 🙂
Deixe um comentário